EDUCAR É SALVAR VIDAS.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 |


EDUCAR É SALVAR VIDAS.

Texto de Daisy Tadewald

Educar é um processo que tem como objetivo fazer com que os alunos sonhem, superem preconceitos, encontrem um caminho, alcancem objetivos, acreditem no futuro...

Nossas crianças e nossos jovens vivem num mundo onde seguir pelo caminho mais fácil é a alternativa que significa não ter objetivos, é viver na ilusão, na futilidade, no “tanto-faz”, no “não-dá-nada”. Nem podemos dizer que eles vivem na desesperança de um futuro promissor, porque eles não enxergam como o futuro pode ser melhor se eles se dedicarem, se esforçarem e acreditarem. Não há pelo que se didicar, esforçar, nem acreditar. Muitos deles nem sabe o que é isto.

E aí que entra nosso trabalho como professores, pois somos mais do que educadores formais, preparados para transmitir os conhecimentos que adquirimos.

Somos salva-vidas.

A cada ano, dentro das escolas pelo mundo inteiro, há pessoas que salvam crianças, adolescentes e até mesmo adultos, simplesmente ensinando com esperança.

Nós não deixamos de acreditar. É incrível, mas mesmo com todas as dificuldades da nossa profissão, continuamos acreditando que nosso trabalho faz a diferença. E é esta esperança que impulsiona na busca de um futuro melhor, de um significado positivo para a própria existência, não apenas como cidadão dentro da sociedade, mas como ser humano responsável por suas próprias escolhas.

Há em nós, professores, a crença de que é possível mudar o futuro ensinando a esperança.

A escola tem que ser um lugar onde as pessoas se sintam bem e queiram estar. Um lugar onde possam aprender, ensinar, crescer, dividir, multiplicar. A esperança é como uma corrente elétrica que vai aumentando, sendo passada de um para o outro, contagiando, energizando...


Um comentário:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Hoje a minha visita
é para agradecer.
Cada visita sua ao meu espaço
de sentimentos,
inspira alegrias em
minha vida,
e leva o que de melhor
existe em mim.

Sua amizade é preciosa
em minha vida,
e há de continuar a ser
neste novo ano
que está nascendo.