Revolução Farroupilha.

domingo, 20 de setembro de 2009 |


A Revolução Farroupilha iniciou no dia 20 de setembro de 1835, quando os revoltosos , tomaram Porto Alegre, liderados por Bento Gonçalves e contando com a participação do italiano José Garibaldi.
Foram várias as causas da Revolução Farroupilha, dentre elas:
O Brasil era uma monarquia, governada pelo imperador Dom Pedro I e os revolucionários farroupilhas queriam implantar no RS uma república, governada por um presidente eleito pelo povo;
A causa econômica da revolução foram os altos impostos pagos pelo charque produzido no RS, enquanto o charque que vinha do Uruguai entrava no mercado brasileiro com impostos bem menores, logo com um preço bem mais baixo que o charque gaúcho;
Havia também problemas administrativos, pois o governo imperial não estava realizando no RS nenhuma obra de utilidade pública como escolas, pontes, estradas, descontentando os gaúchos.
Houve muitas lutas do exército revolucionário contra as forças imperiais.
Em 1838 foi proclamada a República Rio-Grandense, cuja capital inicialmente foi Piratini.
O presidente escolhido foi o General Bento Gonçalves da Silva, que comandou e liderou a revolução.
Muitos anos de lutas desgastaram os revolucionários e os constantes combates destruíram muitas estâncias.
O governo imperial enviou para o RS Luís Alves de Lima e Silva, o Barão (depois Duque) de Caxias, nomeado presidente da província como a esperança do Imperador para a paz. Usando novas táticas militares e um grande exército, Lima e Silva controlou a revolução e propôs uma paz honrosa.
O acordo de paz foi assinado em 1845, em Poncho Verde, garantindo liberdade aos escravos que participaram das lutas, o aumento dos impostos do charque importado em 25% e a devolução das terras confiscadas aos fazendeiros gaúchos.
Terminou assim a Guerra dos Farrapos, que apesar da vitória militar do Império do Brasil contra a República Rio-Grandense, significou a consolidação do Rio Grande como força política dentro do país.

O dia 20 de setembro é considerado o DIA DO GAÚCHO.







Um comentário:

Claudia Sango disse...

muitoo bom o seu texto, com uma linguagem bem acessível, me ajudou muito no meu trabalho para séries iniciais =D
muito obrigada, seu blog é muito legal *-*